INJUSTIÇA
Sim, eu nunca fui muito bom na hora de escolher títulos, porém se pudesse escolher um subtítulo, eu escolheria " diferença de capacidades". Antes que alguém pense que isso é a opinião de um aluno vagabundo que não estuda e não se compromete com o colégio , eu gostaria de pedir que você lesse antes de me julgar. Eu digo isso, porque, até onde eu me conheço, eu cometeria esse erro.
Vamos direto ao ponto: qual é o princípio da minha crítica? O sistema de ensino? Não. A filosofia dos colégios? Não. A minha crítica se refere ao sistema de provas, que consiste em "aprender", que do ponto de vista racional, se chama decorar. Se você discorda disso, então pense: como você faz pra responder as questões de uma prova? Primeiramente você tem que ter informações armazenadas no seu cérebro, e para armazená-las você tem uma série de coisas a fazer: ler, falar, escrever, enfim, decorar.
Você deve estar se perguntando onde está a injustiça citada no título. Ela está no fato de que a capacidade de guardar informações na memória e o raciocínio matemático, que são as ferramentas mais usadas pelos estudantes, variam, e muito, de pessoa para pessoa. Já foi comprovado cientificamente que as pessoas já nascem com essas características em menor e maior grau. Tornando o sistema de aprendizado mais fácil para uns e mais difícil para outros.
Imagine se todas as pessoas tivessem que jogar basquete, esse sendo o o colégio. Se você joga bem basquete, você vai bem, porém se você jogar mal, você não vai tão bem. é claro que você pode evoluir até ficar bom, mas é inegável o fato de certas pessoas por serem mais altas e mais fortes terem mais facilidade em "ganhar os jogos", ou voltando para a realidade, ir bem nas provas.
Agora você deve estar pensando, ou que eu estou errado, ou : Ok, eu concordo que seja injusto, mas como você acha que deveria ser então? Minha resposta é: não sei! Isso é algo a se pensar, porém eu já coloquei em relevância o fato mais importante, que é a existência de tal injustiça.
Se você concorda ou discorda, opine! Porque afinal, discordando é que o homem evolui.
Abraço e até mais!
obs: Desculpe por qualquer erro de português, porquê até onde eu sei, o dono do blog é perfeccionista nesse aspecto. hehe
Nenhum comentário:
Postar um comentário