sábado, 25 de agosto de 2007

Novo elemento no blog..

Aqui quem fala é o tal de João Henrique, aquele que aparece logo abaixo de colaboradores, a sua direita. Resolvi participar porque me identifiquei com os temas tratados pelo Tomás e a idéia do blog em geral. Meu primeiro post será sobre algo que tenho pensando nos últimos dias: a injustiça cometida pelo sistema atual de notas aplicado nos colégios!

INJUSTIÇA

Sim, eu nunca fui muito bom na hora de escolher títulos, porém se pudesse escolher um subtítulo, eu escolheria " diferença de capacidades". Antes que alguém pense que isso é a opinião de um aluno vagabundo que não estuda e não se compromete com o colégio , eu gostaria de pedir que você lesse antes de me julgar. Eu digo isso, porque, até onde eu me conheço, eu cometeria esse erro.
Vamos direto ao ponto: qual é o princípio da minha crítica? O sistema de ensino? Não. A filosofia dos colégios? Não. A minha crítica se refere ao sistema de provas, que consiste em "aprender", que do ponto de vista racional, se chama decorar. Se você discorda disso, então pense: como você faz pra responder as questões de uma prova? Primeiramente você tem que ter informações armazenadas no seu cérebro, e para armazená-las você tem uma série de coisas a fazer: ler, falar, escrever, enfim, decorar.
Você deve estar se perguntando onde está a injustiça citada no título. Ela está no fato de que a capacidade de guardar informações na memória e o raciocínio matemático, que são as ferramentas mais usadas pelos estudantes, variam, e muito, de pessoa para pessoa. Já foi comprovado cientificamente que as pessoas já nascem com essas características em menor e maior grau. Tornando o sistema de aprendizado mais fácil para uns e mais difícil para outros.
Imagine se todas as pessoas tivessem que jogar basquete, esse sendo o o colégio. Se você joga bem basquete, você vai bem, porém se você jogar mal, você não vai tão bem. é claro que você pode evoluir até ficar bom, mas é inegável o fato de certas pessoas por serem mais altas e mais fortes terem mais facilidade em "ganhar os jogos", ou voltando para a realidade, ir bem nas provas.
Agora você deve estar pensando, ou que eu estou errado, ou : Ok, eu concordo que seja injusto, mas como você acha que deveria ser então? Minha resposta é: não sei! Isso é algo a se pensar, porém eu já coloquei em relevância o fato mais importante, que é a existência de tal injustiça.

Se você concorda ou discorda, opine! Porque afinal, discordando é que o homem evolui.
Abraço e até mais!

obs: Desculpe por qualquer erro de português, porquê até onde eu sei, o dono do blog é perfeccionista nesse aspecto. hehe

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Second post

Iniciando o segundo post após uma sexta bem agitada e fria e uma pequena doença de fim de semana comentarei sobre arrogância, que foi uma das coisas que discuti/conversei na viagem de gramado.

Arrogância

Arrogância, conforme o dicionário, orgulho excessivo.O arrogante é a pessoa que se acha superior a um grupo de pessoas ou até a todas elas. Eu como o bom arrogante que sou, vejo um grupo de pessoas como sendo pessoas que não possuem nada a acrescentar ao meu caráter ou seja, nem vejo necessidade em me esforçar em tentar criar uma relação com as mesmas, pois aos esses laços terem se estabelecidos não ganharei nada com esses.
Na viagem para gramado comentei sobre esse mesmo tópico com uma amiga minha a Lary, apresentei os fatos pra ela parecido com o que aqui lhes mostro. Argumentei falando que há pessoas completamente manipuladas pela mídia que não são capazes de possuir uma opinião própria sobre qualquer assunto, repetindo somente o que escutam e vêem por ai, sendo meros filhos da mídia e sistema em que vivemos. Lary, obviamente não concordando com a minha opinião, disse que mesmo vivendo em um mundo onde tudo pode ser incrivelmente manipulado todas as pessoas tem um sentimento ou opinião sobre algo tão sentimental ou próprio que a mídia não é capaz de atingir, sendo assim, valeria a pena se relacionar com todas as pessoas devido a sua opinião própria sobre certos assuntos.
Claro que vim a pensar sobre isso, e cheguei a um ponto onde notei que a pessoa fraca pode ser o arrogante devido ao fato de que ele pode ser a pessoas sem muito a acrescentar e para mascarar isso se esconde atrás de sua arrogância, evitando relacionamentos onde isso possa se revelar, claro, posso estar enganado, em alguns casos o arrogante pode realmente ser alguém superior, mas como devo apresentar os dois lados dos fatos para vocês então aqui está.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Sem Sentido

Hà bastante tempo estou com a idéia de começar um blog apenas para comentar sobre coisas do cotidiano, não apenas de vestibulandos, como de qualquer outra pessoa. Então apresento-lhes o Diario de um Vestibulando o qual não terá absolutamente nada relacionado com vestibular. Já aproveitando irei se possivel reavitar meu primeiro blog o Contos no Blog agora uma reflexão/pensamento sobre algum ocorrido de nossas miseráveis vidas.

Talvez o assunto que eu vou comentar e que me levou a comentar sobre este não seja tão comum na vida de todos mas isso foi algo que pensei a tempos.

Amnésia

O que lhe da a plena garantia de que voce vivenciou o que voce vivenciou?

A resposta para essa pergunta é sua própria memória, penso nisso desde o
"O OCORRIDO!!!!!" que após o mesmo não me lembrava desse. Essa série de eventos me levou a refletir sobre nossa memória, o que é vivenciar, o que nos da a garantia de te-lo feito, entre outros pensamentos.
Cheguei a conclusão que a única coisa que garante a sua mente que voce realemtne vivenciou algo é o fato de possuir memórias do evento, esse pensamento me levou a outro, vidas passadas. Se voce fizer algo e tempo depois voce se esquecer completamente, como com uma pancada na cabeça, para voce e sua conciência voce não o terá vivenciado, então o fato de eu não me lembrar da minha suposta vida passada faz que para mim eu não a tenha vivenciado. O fato de eu estar lembrando e consequentemente vivenciando esta encarnação, impede-me de vir a vivenciar as proximas, pois teoricamente não lembrarei dessa encarnação em minha proxima.
Conversando com meu amigo João sobre este mesmo assunto que aqui trago ele me falou que a nossa alma é capaz de guardar lembranças de nossas vidas passadas, porém quando estamos acordados a ligação com nosso atual corpo é tão forte que impede que tais lembranças sejam nitidas ou se quer apareçam. Entretanto como um bom capricorniano que sou, acho muito dificil de digerir esta tese, mas estou mastigando-a.
Para o fechamento de meu primeiro post concluo mantendo meu primeiro ponto de vista, o qual defende que vidas passadas podem existir, mas o fato de estarmos vivenciando esta encarnação nos impede de viver a proxima. Então, viva direito e não deixe coisas para a proxima encarnação.

enfim é isso, espero que continuem acompanhando abraços e boa sorte a todos FUI.